segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ORDEM CETÁCIA

Ordem cetácea
(ex.: Baleia-jubarte, baleia-branca, baleia-de-bryde, cachalote, baleia-bicuda-de-cuvier, baleia-piloto-de-aleta-longa, cachalote-anão, orca, baleia-de-piloto-de-aleta-curta, baleia-azul, baleia-minke, baleia-sei, baleia-fin, boto-cor-de-rosa, toninho ou boto-cachimbo, boto-cinza, boto-de-burmeister, golfinho-de-nariz-garrafa, golfinho-de-fraser, golfinho-de-riso, golfinho-listrado, golfinho-climene, golfinho-pintado-tropical, golfinho-pintado-do-atlântico, golfinho-de-dentes-rugosos, golfinho-flíper, golfinho-rotator, golfinho-cabeça-de-melão, golfinho-comum)
• São totalmente aquáticos, sem membros posteriores, mas com cauda horizontal em forma de remo;
•Possuem nadadeira dorsal, com orifício para respiração atrás da cabeça;
           
Descrição Geral: mamíferos mais bem adaptados à vida aquática.
Distribuição geográfica: em todos os oceanos, estuários e, alguns, em rios.
Característica marcante: corpo fusiforme, com cabeça pouco diferenciada do resto do corpo; sem pelos, com espessa camada de gordura (flutuação e termorregulação); membros anteriores em remos, membros posteriores ausentes, cauda expandida lateralmente; vértebras do pescoço fundidas, fornecendo estabilidade durante a natação; tato, visão e audição bem desenvolvidos.
Diversidade:
Subordem Archaeoceti
Os arqueocetos incluem todos os cetáceos extintos. Eles deram origem aos misticetos e odontocetos. Sua dentição era diferenciada e o orifício respiratório ficava situado entre a ponta do bico e a região dorsal da cabeça. Acredita-se que os arqueocetos mais primitivos possuíam quatro membros e tinham hábitos.
anfíbios, antes de se adaptarem ao meio aquático.
Subordem Mysticeti = baleias de barbatana – com placas corneificadas e justapostas no maxilar, utilizadas para filtração de plâncton.
Subordem Odontoceti = baleias com dentes e golfinhos

Ordem Lagomorpha
Descrição Geral: incisivos longos, de crescimento contínuo, como os de roedores, porém também dotados de um par adicional de incisivos superiores, nascendo detrás do primeiro par.
Distribuição geográfica: Ocorre em todo o Brasil.
Característica marcante: distinguem-se dos outros mamíferos pela ranhura em forma de “Y” no lábio superior, semelhante a uma almofada.
Hábitos: a alta velocidade e agilidade são os principais mecanismos de defesa destes herbívoros.
Reprodução
 *Os cetáceos como todos os mamíferos, reproduzem-se através de fecundação interna.
  *Os machos possuem pênis retratei, junto a testículos internos, que se exteriorizam no momento da cópula.
* As fêmeas apresentam a vagina separada da uretra, se comunicando com o útero bicórneo.
*O período de gestação dos cetáceos varia de 9 meses e meio a 17 meses e geralmente a fêmea da à luz apenas um filhote, pode ocorrer casos de gêmeos, porém são raros. 

Diversidade: a Família Leporidae é a única presente na América do Sul, representada somente por Sylvilagus brasiliensis, popularmente conhecida como coelho ou tapeti. A lebre Lepus europeus, originária da Europa e Ásia, foi introduzida na América do Sul, onde apresentou notável capacidade de adaptação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário