segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ordem Chiroptera

O nome Chiroptera origina-se de Chiro = mão e Ptero = asas, isto é, animais com a mão transformada em asa. É a segunda ordem em número de espécies, com cerca de 987 formas já conhecidas, cujo número só é superada pela Ordem Rodentia, onde incluem os ratos, esquilos, cutias, etc.
São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa. Outras espécies, como o esquilo - voador, apenas planam, após saltarem de lugares altos.
Os morcegos ocorrem em todos os continentes, só não sendo encontrados nos pólos. São em geral pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas de peso.


Apresentam hábitos crepusculares e noturnos, possuem o corpo coberto por pelos, e tamanho geralmente diminuto, embora existam exceções. A audição e o olfato são bem desenvolvidos, e a visão é adaptada para enxergar no escuro, sendo que muitos só enxergam em preto e branco. Além disso, alguns morcegos desenvolveram um sistema chamado ecolocação, que permite com que reconheçam o ambiente e localizem suas presas. Eles emitem sons de alta frequência, inaudíveis para a nossa espécie, e estes, ao atingirem um objeto, são refletidos em forma de eco, permitindo a compreensão daquilo que está à frente. 






























Fonte: http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/mamifero/carac.htm


Basicamente os morcegos neotropicais possuem quatro padrões de reprodução:
●     se reproduzem apenas uma vez por ano;
●     Morcegos que se reproduzem mais de uma vez por ano;
●     Morcegos que se reproduzem por um longo período do ano, com um curto período de inatividade sexual;
●     Morcegos que se reproduzem continuamente durante todo ano.
Os morcegos apresentam uma gestação de dois a sete meses, dependendo da espécie. Os insetívoros têm um período de gestação de dois a três meses, enquanto que os fitófagos (frugívoros e polinívoros), em torno de três a cinco meses. O mais longo período de gestação pertence aos morcegos hematófagos, tendo uma gestação em torno de sete meses. Os filhotes (geralmente um por gestação) nascem sem pêlos ou com uma pelagem tênue. Estes em seus primeiros meses de vida, são alimentados com leite materno e, gradativamente, começam a ingerir o mesmo alimento dos adultos.

Principais Espécies: Morcego das (Myotis nigricans), Morcego das frutas (Artibeus lituratus) ,Morcego cauda de rato (Molossus ater) Falso vampiro (Phyllostomus hastatus), Morcego pescador (Noctilio leporinus),Morcego beija-flor (Glossophaga soricina), Vampiro (Desmodus rotundus) .

Curiosidades 

Você sabia que...

  • são bons nadadores, quando necessário;
  • nem todos morcegos tem pelagem escura, algumas espécies tem pelagem clara;
  • um morcego insetívoro de apenas 4 gramas pode devorar até 200 insetos em uma única noite;
  • em alguns países as pessoas constroem casinhas para morcegos no quintal, assim como nós construímos para passarinhos;
  • morcegos não são cegos, eles possuem uma boa visão;
  • as fezes dos morcegos foram largamente utilizadas no século passado para fabricação de pólvora.
  • ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os morcegos-vampiros não chupam o sangue (fazendo dois furinhos na vítima), mas sim usam os dentes incisivos para fazer um corte (parecido com uma raspagem) na pele do animal e usam a língua dobrada, em forma de tubo, para lamberem o sangue até se saciarem. A saliva tem um anticoagulante muito eficiente.


Importante:
       Morcegos com raiva são avistados durante o dia, geralmente caídos no chão. Na grande maioria dos casos, se trata de indivíduos hematófagos, facilmente reconhecidos em virtude da ausência de rabo, e focinho em forma de ferradura. Caso aviste um morcego nestas condições, o ideal é se afastar e chamar o Centro de Controle de Zoonoses. Não tente tocá-lo, e tampouco matá-lo, já que assim correrá o risco de, realmente, ser mordido por ele e ser infectado pelo vírus da raiva. 
          Em caso de acidente, é importante lavar o local afetado com água e sabão e procurar não descartar o bicho já que, em muitos casos, ele é encaminhado para que estudos sejam feitos, por equipe habilitada para tal. Depois, procure, rapidamente, ajuda médica, para que a vacina antirrábica seja ministrada. 

Mundo educação -http://www.mundoeducacao.com/biologia/morcego.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário